quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Consciênciaplena@UP2U

Olá Amigo! O Natal foi bom? Baterias recarregadas para o segundo semestre do ano? Queres mais um pouco de carga? O meu Natal foi bastante bom! Diria mesmo Brutal! Para culminar o meu dia de Natal, fiz uma meditação Kundalini, que me deu imensa energia para estar até às 1h30 a acabar o 11º Mandamento do Daniel Sá Nogueira. É um livro esplêndido, escrito por um Homem fora da caixa que não podes deixar de ler.

Foi exactamente no dia de Natal que me veio a ideia de te escrever este texto. Depois de “acordar” da meditação, pensei que devia partilhar contigo a sensação de paz que estava a sentir e ajudar-te a conectar contigo, com o Universo e com o Amor. A esta altura já estás a pensar que “o Meca anda a viajar na maionese”… por essa razão e por me considerar um caloiro no primeiro dia da escola da meditação, adiei estas palavras até ler hoje de manha um artigo acerca da importância da consciência plena ou mindfullness e decidir que seria hoje.

Para ti, como para mim até há uns meses atrás, a palavra meditação traz a imagem de sessões longuíssimas a rezar mantras, intoxicado com cheiro de incenso. Era óptimo que todos os dias pudesse dispor de 60 minutos para meditar e de um fundo infinito para o incenso, mas face aos compromissos quotidianos torna-se difícil. O segredo passa por, como com a actividade física, aproveitar todas as oportunidades.

Os benefícios da meditação ou consciência plena são inúmeros, descritos ao longo dos tempos e já bastante aceites pela ciência “ocidental”. Ajuda-te a melhorar o desempenho físico e mental e a reduzir o stress. Permite-te controlar os pensamentos, obtendo paz de espírito e alinhamento com os teus objectivos. Aumenta a tua capacidade de lidar com os pequenos obstáculos do dia, assim como a tua felicidade, concentração e criatividade.

Se ainda achas que a meditação é só para gurus e reformados continua a ler, pois há formas de obteres os seus benefícios sem estares 2h de pernas cruzadas. Basta teres os teus momentos de consciência ao realizares outras tarefas menos atractivas, como lavar a loiça ou passar a ferro.

Começa por aceitar. Se vences enormes batalhas na tua vida, também consegues passar umas camisas. Respira fundo e agarra a tarefa. Realiza a tarefa com Amor e Gratidão por tudo o que és e muitos gostariam de ser. Usa os sentidos para sentir a tarefa. Assim que te surgirem pensamentos, deixa-os ir e volta para os sentidos. Generaliza a estratégia para outras tarefas do quotidiano. Podes meditar enquanto marchas para o trabalho.

Depois de ter lido o 11º Mandamento e ter escrito as mensagens de agradecimento por aquele momento, dormi muito pouco. Só me foi possível cumprir o dia seguinte graças aos 3 momentos de pausa para meditar. Vou testar a solução da consciência plena enquanto espero nos correios para ir buscar uma encomenda. Experimenta!

Forte Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário