quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

7motivationtips@UP2U

Olá! Que tal as férias!?! Aproveito a interrupção lectiva, para te escrever. Venho trazer-te 7 dicas para aumentares a tua motivação para o exercício. Não me atrevo a dizer que são as melhores 7 dicas, são só mais 7 e têm resultado comigo. Podes pegar nelas e desenhar a tua estratégia para 2012..

Socializa! Envolve os teus amigos e a tua família na tua actividade física. Discute o teu plano com eles, partilha ideias e combina treinos em conjunto. O primeiro benefício advém do facto de estares a discutir e reflectir sobre o plano. Alias, só o facto deste debate existir já pressupõe um plano e isso é óptimo!  Depois podes beneficiar de ideias dos teus pares, da companhia para o exercício e da pressão de te perguntarem como te está a correr o esquema.

Diverte-te e varia! Escolhe formas de exercício que mais gostas e não faças fretes. Aumentando o prazer imediato que obténs, aumentas a motivação intrínseca e a predisposição para voltar a treinar. Imagina que o teu plano de treino consistia exclusivamente em fazer amor. Brutal, não é? Também é importante variar. Não sei como és com os teus hábitos sexuais, mas relativamente ao exercício deverás variar para te manteres motivado.

Habitua-te! Mesmo que inicialmente não te apeteça, mantém o hábito durante um par de meses e verás como se enraíza no teu quotidiano e deixará de representar constrangimento.

Fica em casa! Treinar em casa pode ser uma estratégia! A comodidade de fazer exercício em casa pode ajudar-te a manteres a motivação, mas também pode atrair a preguiça. Treina numa divisão da casa que não tenha sofás nem camas, põe a tua musica preferida e aproveita qualquer intervalo para encaixar o treino.

Exige-te! Não dês razão às desculpas! Sempre que tiveres uma boa razão para não fazer exercício, escreve-a. Aquando da reestruturação do teu plano consulta a lista de desculpas e evita os obstáculos identificados.

Flexibiliza! Se por algum motivo, não consegues manter-te no plano, não te martirizes. Certamente te encontrarás nessa altura muito melhor do que no inicio do processo. O mais importante é manteres o plano e os objectivos na cabeça. Como se pressupõe no coaching, não existe fracasso, mas apenas feedback.

Sê oportuno! Aproveita todas as oportunidades de ser activo. Abdica das mordomias da civilização que consistentemente apelam ao sedentarismo. Marcha, sobe escadas, brinca e joga com as crianças e faz trabalhos físicos se gostares. Se for necessário, reparte a rotina de treino ao longo do dia.

Alimenta a tua motivação como se fosse o teu estômago e verás quão fácil é ser um cidadão activo e saudável. Continuo aqui e em hugomeca@hotmail.com para te ajudar no que precisares. Estudo todos os dias para melhor te servir.

Forte Abraço

Hugo Meca

Sem comentários:

Enviar um comentário