terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Addicted@UP2U

Olá! Recém-saído da certificação de coaching, posso dizer-te que redescobri os limites da minha capacidade de aquisição e exposição de conhecimentos. Cá estou a passar o meu serão de 3ª contigo…adoro!!

A propósito de um vídeo espectacular do Dr. Mike Evans (1) que encontrei no facebook do PT e de um artigo não menos interessante do Dr. Matthew Ruby (2), reforço a minha convicção acerca do valor do exercício diário (“30 Minutos por dia?!? Nem sabe o bem que lhe fazia…”). Humildemente acrescento a intensidade à frequência semanal como determinante de sucesso de um programa de exercício. Não sei se te disse antes, mas quando pensamos em exercício, qualquer coisa é melhor que nada e mais é melhor que menos. Por tudo isto, escrevo-te acerca de estratégias para te manteres assíduo no exercício.

Muito já se deves ter lido acerca da euforia sentida por acção dos opiáceos endógenos (dopamina e endorfinas) libertados no cérebro durante o exercício. Embora a sensação seja semelhante à descrita por utilizadores de drogas, a motivação/impulso para uma segunda dose não. Para quereres tomar a segunda dose tens de te lembrar dos efeitos da primeira e projectar essa sensação para depois do treino. Se te focares nos benefícios do treino e na sensação maravilhosa de bem-estar seguinte, conseguirás tolerar o ligeiro sofrimento ocorrido durante a sessão.

Sugiro-te:

·         Como deves ter preferência por diferentes componentes da sessão, foca a tua atenção nessa componente, como forma de aumentar a motivação para começares;

·         Opta por fazeres exercício que gostas no inicio do treino para te manteres focado no prazer;

·         Escolhe a actividade que melhor concilia as tuas preferências e características pessoais, com os teus objectivos;

·         Assenta a regularidade do exercício nestas estratégias até ficares viciado nos efeitos maravilhosos da segunda melhor coisa que podes fazer com o teu corpo.

Como diz um certo blog, “now it’s up to you”! Se precisares de ajuda, se quiseres conversar ou tiveres uma ideia espectacular, podes-me encontrar no sitio do costume (hugomeca@hotmail.com).

Forte Abraço

Hugo Meca




(2)    Ruby M, Dunn E, Perrino A, Gillis A & Viel S (2011).The Invisible Benefits of Exercise. Health Psychology Vol. 30, No. 1, 67–74


Sem comentários:

Enviar um comentário