segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OptimalHealth@UP2U

Como dizia o Rui, o prometido é devido. Aqui te venho trazer mais um post, este agora mais holístico. Escrevo-te sobre saúde. Calma! Não passes já para as fotos das tuas amigas em biquíni no facebook! Lê só mais um pouco, pois acho que vais gostar.

Ter ou estar em Saúde é ter equilíbrio dinâmico entre várias dimensões. Como vejo as coisas, existem seis pilares que se relacionam e que devem ser mantidos, sob pena de condicionarem a tua saúde. Imagina uma ponte entre ti e a tua saúde. O que acontece se um dos pilares enfraquece ou colapsa? Apanhaste a ideia?
Pensamentos - Deves pensar, falar e agir positivo. Elimina o “não” do teu discurso! Se precisas de ajuda, podes recorrer a imensos recursos (blogues grátis, CDs, livros e workshops) de motivação e desenvolvimento pessoal, nacionais e traduzidos. Anota os nomes do Daniel Sá Nogueira (Obrigado Ma Man!), do Jorge Coutinho, do Gustavo Santos, do Pedro Vieira, do Ricardo Mendonza e do Tony Robbins (Guru!).

Respiração - A forma como respiras afeta o teu desempenho geral. Nascemos a respirar pelo nariz e temos tendência a passar para uma respiração oral. Esta alteração estimula uma resposta adrenal, que aumenta  a circulação das hormonas do stress. Uma boa forma de aumentar a respiração profunda pelo nariz é sentares-te cinco minutos todas as manhas. Senta-te direito, fecha os olhos e conta quatro tempos em cada ciclo da respiração.
Água – A água é o principal componente do nosso organismo e é vital no funcionamento, na nutrição e na excreção dos detritos celulares. Mantém-te hidratado! Se não tens esse hábito, bebe logo pela manha e carrega uma garrafa sempre contigo.

Nutrição – Come bem! Isto significa optares pelo natural e evitar o processado. Corta nos alimentos ricos em gordura e/ou açúcar e come pequenas refeições ricas em proteína 6x/ dia. Se precisares de ajuda nesta área, escreve à adelinaicorreia@hotmail.com.
Exercício – MEXE-TE! Abdica do conforto da civilização e faz da atividade física um modo de vida. Se tiveres pouco tempo para o exercício, opta pelo treino de força em detrimento de outros. Se puderes, faz alguma atividade que te dê imenso prazer (correr, saltar, nadar, brincar, etc.). Caso tenhas algum problema específico, consulta o médico e escreve-me a contar tudo.

Repouso – Repousa do treino e também da vida! Tira tempo para dormir (6 a 8h/dia) e para ti próprio! Se te sentires muito cansado e precisares de uma pausa, usa a meditação ou um exercício respiratório para recuperares os teus níveis de energia em apenas vinte minutos.
Cuida-te! Quando te apetecer, escreve-me para hugomeca@hotmail.com. Forte abraço!

PS. Não sei se reparaste, mas já estou a escrever de acordo com o novo acordo…

2 comentários:

  1. Já percebi que tenho que te visitar aqui no blog mais vezes... as tuas dicas são mesmo úteis. Feliz coincidência conhecer algumas das pessoas que mencionas com as quais tenho aprendido e crescido muito : )
    Um obrigada à minha amiga Raquel por me ter enviado o link para o teu blog!
    Continua a partilhar as tuas dicas! Vou estar atenta!
    Joana Silva

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras Joana! Beijinho

    ResponderEliminar