quarta-feira, 1 de junho de 2011

No Time for Excuses@UP2U

Depois de no passado fim-de-semana ter falado, focado e estabelecido os meus objectivos, tenho-os escrito num bloco diariamente (excelente hábito, by the way) e hoje venho escrever-te acerca do objectivo “SER ACTIVO” ou na tua linguagem, “PROJECTO FERIAS NA PRAIA”.

Não é nada fácil encaixar a rotina de exercício no quotidiano sobrecarregado de obrigações laborais. Ninguém tem tempo. Descobre as diferenças entre os que fazem exercício e os outros.


O indivíduo activo está determinado a fazer exercício porque gosta muito, porque procura debelar algum problema de saúde, porque faz bem, porque procura alguma adaptação estética ou várias das anteriores. O sedentário… não tem tempo. O activo anda com a mochila do exercício no carro e usa-a sempre que tem oportunidade de fazer pelo menos 30 minutos. O sedentário… não tem tempo. O activo prefere chegar atrasado ao jantar ou trabalhar em casa para poder ir ao Clube. O sedentário… não tem tempo, mas ao jantar chega sempre a horas para não faltar aos aperitivos.

Em que ponto do espectro estás tu? Queres mudar? Calma! Lê atentamente…

1.       Analisa bem se este é o teu momento! Deves aumentar a tua actividade física quando te sentires fortemente motivado. Fazer porque o colega fez, pode levar ao insucesso, que diminui a tua sensação de competência para com o exercício.

2.       Os teus objectivos devem ser expressos de uma forma positiva, ser claros, específicos e mensuráveis e desafiantes.

3.       Estabelece poucos objectivos. Aumento de actividade física primeiro e depois opera outras alterações do estilo de vida. Espera um pouco para deixar de fumar ou para cortar no açúcar da bica. Quanto maior o desafio…

4.       Subdivide o teu objectivo final. Começa aos poucos. Pouco tempo, pouca intensidade, poucas sessões semanais e incrementa progressivamente.

5.       Sê independente na tua cavalgada e divulga os teus novos hábitos. Estabeleces um modelo de cidadão para os teus colegas, informas da tua disponibilidade para trabalhar, jantar ou socializar em períodos de treino e crias a pressão de apresentar resultados.

6.       Não facas do exercício um ritual pré-praia. É tão bom fazer exercício e sentir o corpo a agradecer-te todos os dias!

Se precisares de ajuda escreve-me para hugomeca@hotmail.com. Forte Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário