quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ropejumping@UP2U


“É como saltar à corda!”

Certamente já ouviste esta expressão. Porém para um adulto, saltar à corda pode não ser brincadeira de crianças. Saltar a corda exige coordenação, técnica e aptidão física. CHECK IT OUT!

O salto à corda é um excelente meio de realizar o treino intervalado de alta intensidade, pois para além de ser um modo de exercício bastante intenso, barato e acessível, possui benefícios adicionais, como melhoria da postura, da coordenação e da reacção a estímulos.

É uma actividade bastante inclusiva, tanto no que diz respeito à técnica com à aptidão física. A corda é um bom treinador! Se não dominas a técnica, não conseguirás manter o exercício durante muito tempo sem fazer uma pausa, pelo que não corres o risco de perpetuar o erro. Treina em casa, longe dos olhares alheios e quando te cansares marcha um pouco no lugar antes de retomar.

Saltar à corda ocupa menos tempo do que a corrida para os mesmos benefícios, exige maior coordenação/estabilização muscular, aumenta o dispêndio energético, a intensidade e reduz o stress mecânico associado às longas corridas.

Certifica-te que tens uns bons ténis, que o piso é regular e não escorrega. A medida da corda deve corresponder ao dobro da distância entre o pé e a axila. Mantém os braços ligeiramente flectidos e ao lado da cintura. Relaxa os ombros e o olha em frente. Dá pequenos saltos à passagem da corda com uma ligeira flexão da anca, joelhos e tornozelos.

Podes adoptar 3 padrões base do salto à corda:
1.       Agachamento – pés paralelos à largura dos ombros
2.       Step – apoio num só pé com a anca e joelho da perna livre flectidos a 90º~
3.       Lunge – também chamado de tesoura, com um pé à frente do outro
4.       Freestyle!!

Faz 4 séries de cada padrão, salta 15 a 30 segundos o mais rápido que conseguires rodar a corda e repousa o dobro do tempo que saltaste, marchando.
Diverte-te pela tua saúde!!!
Se precisares de ajuda escreve-me para hugomeca@hotmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário