quarta-feira, 13 de julho de 2011

MOVIT@UP2U

Um dos erros mais comuns nos programas de treino é a exclusão de exercícios que aumentem a mobilidade, capacidade física essencial para atingires os teus objectivos (quaisquer que sejam). Também eu não observava este detalhe e sei o que melhorei, desde que um grande amigo e excelente Professor me alertou para essa necessidade.

Duma forma geral, o termo mobilidade refere-se à capacidade te movimentares ao longo da amplitude articular, de forma controlada e sem constrangimentos, quer seja durante o exercício ou nas tarefas quotidianas. Pelo teu padrão de vida da secretária para o sofá, passando pelo assento do carro, as coxas, ancas, coluna vertebral, peito e ombros são os locais mais sensíveis a deterioração da função. Deves treinar mobilidade para aumentar a amplitude de movimento activo, a economia gestual, a performance e para prevenir lesões.
Para além de realizares os exercícios com a técnica correcta, usa toda a amplitude de movimento e introduz exercícios que promovam a mobilidade na tua rotina (eventualmente no aquecimento funcional). Proponho-te alguns exercícios para estimulares a tua mobilidade. A classificação vai de 3 a 5 estrelas de acordo com o nível de dificuldade.

Upper spinal floor twist (***)

Standing Hip Hinge (****)
3 point reach and pull (****)
D2 lunge Transverse (*****)
Frontal Coupled Lunge (*****)
Como estes há imensos. Idealmente respondem há algum desvio que possa existir. Porém, sem uma avaliação funcional individualizada não é possível determinar a sua localização. Assim, inclui 2 séries de 2 ou 3 exercícios no teu aquecimento funcional e faz 10 a 15 repetições. Usa e abusa do espelho e procura vídeos no youtube.

Se ainda assim tiveres algum problema ou dúvida escreve para o SOSMECA (hugomeca@hotmail.com). Diverte-te!!

Sem comentários:

Enviar um comentário