domingo, 29 de janeiro de 2012

DRIVE@UP2U

Olá Amigo! Na integração do paradoxo espiritual, há períodos em que me dedico mais ao desenvolvimento pessoal do que à contribuição. Nos últimos dias tenho lido muito mais do que escrito e confesso que depois de uma maratona de leitura, tenho saudades de te escrever.

Em Agosto, por ocasião dos meus anos, 4 amigos (obrigado F, CV, CA e D) ofereceram-me o Drive, do Daniel Pink. Mais recentemente, o mesmo livro foi-me recomendado pelo PT, na primeira reunião acerca do prosseguimento dos meus estudos. Ontem o meu filho teve uma festa no CCB e aproveitei essas 3 horitas para me sentar ao sol de Janeiro e acabar de o ler.

O livro é sobre motivação e de como o modelo da punição/recompensa (chicote/cenoura, para os cavalos) deixou de resultar na promoção de comportamentos. Segundo Pink, “as cenouras e os chicotes são coisas do passado. O Drive diz que precisamos de autonomia (desejo de determinar as nossas próprias vidas), mestria (desejo de melhorar cada vez mais numa coisa que consideremos importante) e sentido (desejo que aquilo que fazemos se integre em qualquer coisa superior aos nossos interesses pessoais).

Mais para o fim do livro, apresenta 4 dicas para te motivar para o exercício:

1.       Estabelece os teus próprios objectivos! Não aceites planos padronizados preparados para toda a gente. Podes pedir a ajuda de um profissional, mas de forma que a decisão final seja tua.

2.       Faz o que te apetecer! Escolhe actividades que façam o tempo voar sem que te apercebas. No exercício como na vida, deixa-te de fretes.

3.       Tem sempre presente o desejo de melhorar! Melhorar em algo proporciona uma fonte de energia inesgotável.

4.       Oferece-te as recompensas certas! Se o objectivo está a dar-te luta, não há problema de te ofereceres uma massagem, uma ida à praia ou um concerto pelo teu esforço.

Achei que estas dicas te pudessem ajudar... Durante uma insónia à noite, li outro livro, mas ainda tenho de sair da maionese para te escrever sobre esse. Só te posso dizer, para manteres a fé! Em ti, nos outros e no universo!

Forte Abraço


PS. A imagem nada tem a ver com o tema, mas é uma parte do desenho que o meu filho fez para mim na festa da amiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário