terça-feira, 17 de maio de 2011

Exercise your Happiness@UP2U

Não é coincidência as pessoas mais felizes serem mais saudáveis do que os seus parceiros mais rabugentos. A felicidade aumenta a energia, estabiliza o ritmo cardíaco e a pressão arterial, melhora o sistema imunitário e há quem julgue que é contagioso.

De acordo com as neurociências tudo depende de 2 neurotransmissores: a dopamina (associada ao prazer, motivação e vicio) e a serotonina (relacionada com o humor, sono e capacidade cognitiva). Os obesos, assim como os dependentes possuem uma quantidade reduzida de receptores da dopamina em determinadas regiões do cérebro. Supõe-se que essa rarefação dos receptores é provocada pela exposição exagerada à dopamina, por sua vez fruto da satisfação excessiva induzida pela comida açucarada e gordurosa (obesos), pelo álcool, tabaco ou drogas. É igualmente conhecido que os problemas com o sistema da serotonina conduzem à depressão.

Estudos recentes mostram que, além de promover a secreção de serotonia e dopamina, o exercício (especialmente o mais intenso) provoca uma cascata de factores de crescimento no nosso cérebro. Estes são responsáveis pela criação de novas células e pela protecção das existentes, promovendo a aprendizagem e a memória. Exercício também é tido como promotor da circulação em algumas zonas do cérebro e redutor do stress.

Exercício é uma ferramenta extremamente útil na busca da felicidade, mas não chega. Alinhares-te com ao teu propósito de vida é extremamente importante, assim como teres um hobbie e cultivares verdadeiras amizades.

Uma vida preenchida e feliz necessita de uma mente equilibrada, de exercício físico frequente e de uma incessante busca pelo desenvolvimento pessoal. Não te esqueças que quanto mais feliz fores, mais feliz farás os que te rodeiam! E contagioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário