quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Nem tudo é mau na pandemia... ou novas recomendações da OMS para a atividade física e comportamento sedentário.

 Boas caro amigo,

Escrevo-te neste dia triste.. depois da morte do Maradona (e do Reinaldo). Depois do PSD ter votado ao lado da esquerda para vetar a transferência de mais 400 e tal mil milhões para o fundo de resolução.. Enfim, imensa coisa aconteceu ontem. Mas escrevo-te sobre hoje e sobre o privilégio que vou ter de poder assistir ao lançamento mundial das novas recomendações da OMS para a atividade física e comportamento sedentário. Um evento mundial e que já não tinha lugar há 10 anos. Vou poder terminar as minhas aulas e, no conforto da minha casa, ver a cerimónia. Também pude recomendar o mesmo a todos os meus alunos e aos meus amigos. 

Quando falamos da pandemia provocada pelo COVID-19, pensamos em confinamento, pensamos em mortes, em falta de contacto social, familiar.. falta de humanidade. Porém, este confinamento trouxe oportunidades antes desconhecidas. Uma delas é a de poder assistir ao lançamento das Recomendações de AF e CS da OMS. Outra é a de poder participar em congressos em todo o mundo, que agora são online e a preços reduzidos (não há viagem, mas também há menos gastos na divulgação do conhecimento) ou fazer formação adicional.

A Pós-graduação de PT da Manz/ ULHT vai para o ar todas os domingos, a de Medicina Física e reabilitação em que participo, todas as 2ªs... multiplicam-se as oportunidades de aprender remotamente, grátis ou a um preço simbólico. Ainda ontem combinei uma aula numa universidade no Porto e agora no carro vinha a trocar mensagens com uma amiga sobre como se pode inscrever numa pós-graduação numa Universidade Internacional...É tão bom!

Tudo é muito lindo.. porém na medida em que proliferam as oportunidades de aprender, também proliferam as oportunidades de ser enganado. Por isso, "cuidado Casimiro"!

Gosto de conversar contigo! Se quiseres trocamos uns emails em profhugomeca@gmail.com

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário